SRE a marcar gerações  – setembro de 2013

Apresentação
Ano Letivo 2013/2014

APRESENTAÇÃO

[Videograma com resumo da conferência de imprensa em http://youtu.be/3OLF4D_EM-0]
Premir para ver

Em conferência de imprensa, o secretário regional da Educação e Recursos Humanos, Jaime Manuel Freitas, e a equipa da SRE apresentaram as informações essenciais sobre o ano letivo de 2013/2014.

Contém dados sobre rede e demografia escolares, educação especial e ensino especializado, ação social educativa, projetos educativos fundamentais e ensino profissional.

“Não há resultados sem trabalho. E, logicamente, isto envolve não só o trabalho dos alunos e dos professores, mas também o envolvimento profundo das famílias. É em conjunto com as escolas, em conjunto com o ambiente favorável à realização de aprendizagens, em conjunto e em sintonia com as famílias que vamos, mais facilmente, lograr atingir os objetivos.” (Jaime Manuel Freitas)

Apresentação gráfica (PDF)

INFORMAÇÕES

Em complemento à apresentação, disponibilizam-se alguns documentos com informações relevantes para a comunidade educativa:

Calendário escolar regional (PDF)

Calendários de Provas Finais de Ciclo, Provas de Equivalência à Frequência e Exames Nacionais (anexos V, VI e VII do Calendário escolar nacional) (PDF)

Ação Social Educativa – regulamento atualizado (PDF)

Ação Social Educativa – tabela de apoios e mensalidades (PDF)

Além dos percursos escolares no ensino regular, a Região Autónoma da Madeira disponibiliza outras ofertas educativas e formativas enquadradas por estas quatro entidades públicas:

Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM)
www.conservatorioescoladasartes.com

Direção Regional de Educação (DRE)
www.madeira-edu.pt/dre

Direção Regional de Qualificação Profissional (DRQP)
www.drqp.gov.pt

Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes
www.facebook.com/EPDFF

SAIBA MAIS

O portal da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE) – em www.madeira-edu.pt – congrega informação sobre as áreas que tutela. Durante todo o ano letivo, visite este espaço para acompanhar as novidades.

Um dos projetos de referência para o ano letivo de 2013/2014 será a ‘Educação para a Segurança e Prevenção de Riscos’. Visite a página do projeto.

O programa de rádio Educando – com emissão em diferentes rádios da Região Autónoma da Madeira – dedicará, no mês de setembro, programas focados no lançamento do ano letivo. Horários de emissão e audição diferida online em www.educando-sre.blogspot.pt.

----------------------------------------

Dois meses de
'Jovem em Formação'

EM FORMAÇÃO

[imagens dos jovens em atividade de formação]

O PROGRAMA

O programa ‘Jovem em Formação’ tem promovido a ocupação de tempos livres dos seus jovens participantes – entre os 14 e os 25 anos de idade – por meio de atividades formativas que permitem o contacto experimental com algumas áreas profissionais, desenvolvendo o seu sentido de responsabilidade e de participação social.
Neste ano de 2013, registaram-se 2203 candidaturas, o que permitiu colocar 1098 jovens em diferentes entidades da Região Autónoma da Madeira. Serviços públicos, associações juvenis ou equiparadas e entidades sem fins lucrativos acolheram os participantes por períodos de um mês, em julho e agosto.
Este programa teve a sua 31.ª edição e terá continuação em 2014, coordenado pela Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD).

OPINIÕES

Registámos as palavras de diferentes intervenientes do programa ‘Jovem em Formação’: jovens, chefias das entidades de acolhimento e responsáveis da DRJD

Complexo Balnear da Ponta Gorda
Faixa 1
- O jovem em formação, Bernardo Gama Aveiro
Faixa 2
- A responsável, Isabel Cardoso

Arquivo Regional da Madeira
Faixa 3
- O jovem em formação, Steve Ferreira
Faixa 4
- A diretora, Dina Noite

Associação Académica da UMa
Faixa 5
- A jovem em formação, Mariana Jesus
Faixa 6
- O presidente, João Francisco Batista

DRJD
Faixa 7
- A responsável do projeto, Regina Alves
Faixa 8
- O diretor regional, João Santos

----------------------------------------

A SRE convida…
‘O Professor do Futuro’

Ganhe um livro dirigido a professores, pais e alunos…

Ser professor requer uma reflexão permanente sobre a prática educativa, pelo que, uma vez mais, a SRE procura contribuir para esse processo, simultaneamente, individual e coletivo.
Diversas publicações serão relevantes para esta reflexão. Dentre estas, a recente obra ‘O Professor do Futuro’, de Jorge Rio Cardoso, pretende oferecer – a professores, pais e alunos – ferramentas teóricas e práticas para “valorizar os professores e melhorar a educação”.
Este livro, com prefácio de Roberto Carneiro e posfácio de Albino Almeida, recebe o contributo de 50 professores e outras personalidades ligadas à educação. Aceite o convite à leitura e à reflexão…
 

resumo da obra pelo autor [pdf]

Responda acertadamente e ganhe esta publicação!

QUESTÃO

‘Quais são, segundo a UNESCO, os quatro pilares fundamentais da Educação?’

Como participar:
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. A cada uma das duas primeiras respostas certas recebidas no endereço GIIP@madeira-edu.pt será oferecido um exemplar do livro ‘O Professor do Futuro?’, amavelmente oferecido pelo autor.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.
4. O momento de entrega do livro será registado para divulgação pública.
 

----------------------------------------

Login