SREC a marcar gerações  – maio de 2011

Photografia ‘Vicentes’
Dia e Noite dos Museus

PHOTOGRAFIA

[imagens do Photografia – Museu  ‘Vicentes’]


DIA E NOITE

A Photographia – Museu “Vicentes”, da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), situa-se no centro do Funchal e está instalada no antigo estúdio fotográfico de Vicente Gomes da Silva (1827–1906), que iniciou a sua atividade como retratista por volta de 1853.

Este ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) lançou o tema «Museu e Memória: os objetos contam a vossa história» para o Dia Internacional dos Museus – 18 de maio. Diversos museus da DRAC participam nesta comemoração, que se estendeu à Noite Europeia dos Museus, a 14 de maio.

Deste modo, na noite de 14 e na semana de 16 a 20 de maio, a Photographia – Museu “Vicentes” organiza um conjunto de atividades em que pode participar. Durante este período, a entrada é gratuita.
 
[caixa a1]
Sobre a Photografia – Museu “Vicentes”

A Photographia – Museu “Vicentes” abriu ao público a 22 de março de 1982, somente com a coleção Vicente. Esta constava de cenários, máquinas fotográficas, livros de registo de retratos de atelier, livros técnicos de fotografia e cerca de 400 mil negativos em vidro.

Atualmente, o acervo da Photographia – Museu “Vicentes” inclui outros espólios, tanto de fotógrafos profissionais, como de amadores e um fundo de cinema.

O visitante poderá percorrer um estúdio fotográfico do século XIX e adquirir material alusivo na “Loja do Museu”. Na sala de leitura, poderá consultar parte dos fundos fotográficos existentes no Museu e proceder à encomenda de fotografias dos seus antepassados ou de paisagens do arquipélago da Madeira.

[caixa a2]
Sobre o Dia e a Noite dos Museus

Para conhecer a oferta de atividades da Photographia – Museu “Vicentes” no âmbito desta iniciativa, aceda aos seguintes ficheiros:

Noite Europeia dos Museus
- Cartaz (em formato JPEG)
- Programação (em formato PDF)

Dia Internacional dos Museus (Semana do Museu)
- Cartaz (em formato JPEG)
- Programação (em formato PDF)


SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a Photografia em www.photographiamuseuvicentes.com.pt.

« Entrevista da diretora do Photografia – Museu “Vicentes”, Maria Helena Araújo, para o programa Educando da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC) na Rádio Jornal da Madeira

Faixa 1
– O Dia dos Museus e o “Vicentes”
– As doações para o acervo

Faixa 2
– As atividades na Semana dos Museus

Faixa 3
– As peças em destaque
– O acervo fotográfico

Faixa 4
– O público-alvo
– O arquivo das casas de fotografia

Para saber ainda mais sobre esta iniciativa e consultar toda a programação regional no âmbito do Dia Internacional dos Museus, sugere-se uma visita ao espaço da DRAC em www.culturede.com.

------------------------------------

Dias da Clássica
Concertos, recitais e masterclasses

IMAGENS

[imagens dos “Dias da Clássica”]


SONS

Os “Dias da Clássica” foram organizados pelo Centro das Artes – Casa das Mudas em colaboração com o Conservatório – Escola das Artes da Madeira (CEPAM), da Secretaria Regional de Educação e Cultura, e decorreram nos passados dias 6, 7 e 8 de maio.

Esta iniciativa – com uma programação dedicada em exclusivo à Música Clássica – beneficiou das sinergias criadas no âmbito da Semana da Música, que decorreu no CEPAM de 2 a 6 de maio de 2011 com vários formadores convidados.

Depois das imagens, fique com os sons…
 
[caixa b1]

Faixa 1
– À descoberta da música – alunos experimentam tuba

Faixa 2
– À descoberta da música – prof. Barros toca Lady Gaga

Faixa 3
– À descoberta da música – opinião dos alunos

Faixa 4
– À descoberta da música – balanço pelo prof. Paulo Anselmo

Faixa 5
– Quinteto de Metais

Faixa 6
Masterclass de Piano


SAIBA MAIS

Este projeto foi inspirado no modelo que existe desde 2007 no Centro Cultural de Belém (CCB), por sua vez herdeiro de uma iniciativa de gigantesco sucesso que René Martin, a partir da 'Folle Journée' de Nantes, lançou no CCB com a designação de 'Festa da Música'.

Três dias e uma série de concertos, recitais e atividades educativas levaram ao Centro das Artes entusiastas e curiosos de todas as idades, incentivando o conhecimento e o gosto pela música clássica.

Reveja o programa da iniciativa (em formato PDF).

Sugere-se, ainda, uma visita ao Centro das Artes – Casa das Mudas em www.centrodasartes.com.

Acompanhe toda a atividade do CEPAM em www.conservatorioescoladasartes.com.

------------------------------------

A SREC convida…

Assista ao Festival de Música da Madeira 2011

O Festival de Música da Madeira marca o calendário dos eventos culturais no mês de junho, assinalando de forma especial o começo do período estival e o início dos festivais de verão.

De 3 a 12 de junho, com concertos todos os dias, a programação de qualidade proporciona ao público diversos géneros, épocas, repertórios e intérpretes, beneficiando dos magníficos espaços de caráter patrimonial onde os concertos têm lugar.

Realizado pela Secretaria Regional de Educação e Cultura, através da Direção Regional dos Assuntos Culturais (DRAC), este projeto integra a marca Festivais Culturais da Madeira, cuja programação tem uma amplitude temporal e temática alargada (vai até 2013 e engloba eventos de vários tipos), sendo comparticipada por fundos comunitários.

O programa do evento será divulgado em breve. Saiba tudo sobre os Festivais Culturais da Madeira em www.festivaisculturaisdamadeira.com.

Acompanhe toda a atividade da DRAC em www.culturede.com.

Responda acertadamente e receba um convite duplo para o Festival de Música da Madeira!


QUESTÃO

Quais são os eventos reunidos sob a marca ‘Festivais Culturais da Madeira’?


Como participar:
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. Será entregue um convite duplo às duas primeiras respostas certas recebidas no endereço GIIP@madeira-edu.pt.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.

Login