SREC a marcar gerações  – março de 2011

APLICAÇÃO DO ACORDO ORTOGRÁFICO

SOBRE O ACORDO
Sobre a aplicação do Acordo Ortográfico

O advento do novo Acordo Ortográfico tem implicado pequenos ajustes no trabalho diário dos serviços e dos agentes públicos, bem como algum cuidado na sua aplicação ao sistema educativo.

Na sequência da adoção oficial do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP), produzido pelo ILTEC – Instituto de Linguística Teórica e Computacional, a Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC) organizou, no passado dia 28 de fevereiro, um colóquio subordinado ao tema “Como usar a nova ortografia?”. Deste modo, no Madeira Tecnopolo, quase sete centenas de pessoas puderam assistir à preleção da coordenadora da realização do VOP, Margarita Correia, e ver esclarecidas dúvidas variadas.

Em coerência e para auxiliar a aplicação do Acordo Ortográfico na Região Autónoma da Madeira, a SREC mantém – desde meados de 2010 – uma página dedicada à temática, em que apresenta conteúdos e sugestões. Conheça-os no próximo separador.

PÁGINA DE APOIO
Página dedicada ao Acordo Ortográfico

Na página do portal SREC dedicada ao Acordo Ortográfico, encontra diversos conteúdos sobre o tema, como sejam perguntas frequentes, cronologia da aplicação em Portugal desde a entrada em vigor, bibliografia de apoio ou diplomas legais publicados.

São apresentados alguns exemplos das alterações na ortografia do Português e sugere-se, ainda, um conjunto de hiperligações para corretores e conversores ortográficos, dicionários e vocabulários, versões do Acordo Ortográfico em formato pdf e html, bem como para espaços de esclarecimento de dúvidas linguísticas.

Os conteúdos têm atualização regular, pelo que se propõe uma visita a www.madeira-edu.pt/acordo.

Se esteve no Colóquio regional sobre a aplicação do Acordo Ortográfico – “Como usar a nova ortografia?”, neste espaço pode rever fotografias do evento e ouvir algumas declarações de quem participou.

Faça-se amigo da SREC em www.facebook.com/srec.madeira e veja o álbum de fotografias do colóquio.

DECLARAÇÕES

Declarações de alguns participantes no final do Colóquio regional sobre a aplicação do Acordo Ortográfico – “Como usar a nova ortografia?”

SREC
Secretário regional de Educação e Cultura, Francisco Fernandes

DRE
Diretor regional de Educação, Rui Anacleto Alves

Outros participantes
Técnica superior de biblioteca da Escola da Quinta Grande, Maria José Setim
Professora da Escola Dr. Ângelo Augusto da Silva (Levada), Bernardete Freitas
Professora de escola em Santana, Carla Silva
Professora de escola no Caniçal, Cristina Aguiar
Professor da Escola Francisco Franco, Cristóvão Pereira

O programa de rádio Educando, da responsabilidade da SREC, entrevistou Margarita Correia. Ouça de novo as palavras da coordenadora da realização do Vocabulário Ortográfico do Português em http://educando-srec.blogspot.com.

Prémio Internacional – DNN
Portal SREC

O portal da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC), em www.madeira-edu.pt, foi eleito o melhor sítio do mês de fevereiro no concurso lançado, a nível internacional, pela plataforma DotNetNuke.

Alunos e famílias, docentes, escolas, funcionários, entidades formadoras, agentes culturais e agentes desportivos são os perfis pensados para receber os visitantes, servindo como ponto central de promoção e divulgação de conteúdos relacionados com as diferentes áreas de intervenção da SREC, nomeadamente Educação, Cultura e Desporto.

Gabinete do Ensino Superior (GES)
Candidaturas 2011

ALGUMAS DATAS

O prazo de realização dos pré-requisitos exigidos para a candidatura a alguns cursos termina no próximo dia 18 de março.

Para melhorar o esclarecimento dos estudantes, o GES – serviço da Direção Regional de Educação – organiza sessões de divulgação e informação e conferências com as escolas da Região Autónoma da Madeira. Consulte aqui o calendário .

A primeira fase de candidaturas decorre entre 21 de julho e 17 de agosto, pelo que se aconselha o acompanhamento regular das novidades em www.madeira-edu.pt/ges.

Realizar a candidatura online no Gabinete do Ensino Superior aumenta, substancialmente, as probabilidades de êxito no acesso à universidade!

Entrevista do diretor do GES, João Costa e Silva, para o programa Educando, na Rádio Jornal da Madeira

Faixa 1
– Os pré-requisitos nas candidaturas
– As sessões de divulgação e informação
– A primeira fase de candidaturas

 Faixa 2
– As candidaturas online
– A escolha do curso e da universidade
– A aposta na qualificação
– O GES a caminho da excelência

A SREC convida…

Ganhe publicações alusivas aos 500 anos do Funchal

O Arquivo Regional da Madeira elaborou publicações alusivas aos 500 anos do Funchal, com o objetivo de festejar a longevidade e a riqueza da história da cidade.

O caderno «Funchal 500 anos: momentos e documentos da história da nossa cidade» percorre cinco séculos de História, selecionando os momentos mais significativos. Os textos foram complementados com uma breve cronologia (igualmente publicada em separata), que abrange o período desde os primórdios do povoamento (1419) até à consagração da Autonomia em 1976, fornecendo variados elementos sobre a História do Funchal para uma rápida consulta.
Para os alunos de 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, foi criado o caderno pedagógico «O Meu Concelho: Funchal».

Conheça as publicações do ARM em www.arquivo-madeira.org .

Entrevista da diretora do Arquivo Regional da Madeira, Fátima Barros, para o programa Educando
 
 Faixa 1
 – As novas publicações do ARM
 – Os momentos da História do Funchal
 – Onde adquirir as publicações

Introdução “Assinalando 500 anos da nossa cidade” [PDF]
Introdução “Um caderno pedagógico para perpetuar os 500 anos do Funchal” [PDF]

 

Responda acertadamente e receba duas publicações.

QUESTÃO

No século XIX, uma grande aluvião causou mortes e danos no Funchal. Em que ano sucedeu este desastre ocorrido num dia 9 de outubro?

Como participar:
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. Será entregue um exemplar das obras «Funchal 500 anos: momentos e documentos da história da nossa cidade» e «O Meu Concelho: Funchal» às duas primeiras respostas certas recebidas no endereço GIIP@madeira-edu.pt.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.
 

Login