Janeiro 2011
 
JANTAR DE NATAL
SECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
 
 
NO ÁTRIO
 
[Fotografias de diversos grupos no átrio]
 
 
A FESTA
 
[Fotografias de vários momentos da festa]
 
 
MAIS AINDA
 
No passado dia 10 de Dezembro, mais de duas centenas de colegas de diferentes entidades tuteladas pela SREC associaram-se ao clássico jantar de Natal da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC), num clima de emoção e de alegria.
 
Se esteve presente neste evento e pretende partilhar as suas fotografias na Intranet da SREC, remeta-as para o endereço giip@madeira-edu.pt ou em suporte digital para o Gabinete do Secretário.
 
Veja mais imagens do evento na Galeria de Fotos do Espaço de Lazer. Aceda aqui à Área Reservada do Portal SREC.
 
Nota: O acesso está reservado a utilizadores registados. Contacte portal.educacao@madeira-edu.pt para efectuar o registo.

Educação para a Sexualidade e Afectos

O PROJECTO

Projecto de Educação Integral

Enquadrada na actual visão holística do ser humano, a Educação para a Sexualidade é parte essencial da formação da pessoa com vista à sua realização plena, sendo encarada como uma necessidade e um direito das crianças e dos jovens.

Na continuidade do trabalho pioneiro lançado em 1994, a Secretaria Regional de Educação e Cultura vem desenvolvendo o projecto “Educação Para a Sexualidade e Afectos” – ESA em todas as escolas da Região Autónoma da Madeira e em todas as turmas do 5.º ao 9.º ano, com carácter de obrigatoriedade desde o ano lectivo 2006/2007.

O ESA está integrado na disciplina de Formação Cívica e é gerido pela Direcção Regional de Educação. Todos os alunos recebem pelo menos 10 aulas de formação em cada ano lectivo, orientadas por um professor com formação didáctico-pedagógica específica na área da educação para a sexualidade e para a saúde. Deste modo, no final da escolaridade obrigatória, todos os alunos terão recebido, pelo menos, 50 horas de formação na área da Educação para a Sexualidade. Nestas aulas, está também presente o professor director de turma. 

A EDUCAÇÃO

Educação para uma Sexualidade Responsável

A Educação para uma sexualidade responsável, ao contribuir para o desenvolvimento global da pessoa, deve incluir as Educações Corporal, Estética, Social, Afectiva, Erótica e Ético-Moral. »

[caixa A1]

 

1.   A Educação Corporal, pela importância, para cada pessoa, da descoberta do seu corpo e pela sua progressiva compreensão e apropriação;

2.   A Educação Estética, pelo sentido da beleza do corpo humano, do nascimento, da relação amorosa;

3.   A Educação Social, pela importância das relações inter-pessoais e pela influência da socialização na identidade sexual;

4.   A Educação Afectiva, pela importância dos sentimentos relativos à sexualidade, em particular o sentimento amoroso;

5.   A Educação Erótica, pela descoberta da sensualidade, do prazer e pelo reconhecimento do desejo; e

6.   A Educação Ético-Moral, pelo impacto dos valores, das normas e dos comportamentos ligados à sexualidade.

Neste sentido, para ser efectiva, a Educação para uma Sexualidade Responsável, deve proporcionar oportunidades aos jovens para desenvolverem capacidades, obterem informações e debaterem sobre escolhas morais. »

[caixa A2]

1. oportunidades para desenvolverem capacidades… nomeadamente, de comunicação, de negociação, de escuta, de assertividade, de procura de ajuda, de tomada de decisão, de reconhecimento e de resistência às pressões, capacidades para lidar com desafios e com preconceitos, para seleccionar informação fidedigna e adequada, para reconhecer e ultrapassar barreiras, para discutir assuntos morais e sociais;

 2. oportunidades para obterem informações mais objectivas… relacionadas com os aspectos científicos e técnicos da sexualidade nas suas várias dimensões (biológica, pessoal e relacional, expressiva, histórica e social) e também os instrumentos para reorganizarem as informações, fragmentadas, enviesadas, incompletas, incorrectas, com que são bombardeados, não só pelos media, mas também pelos amigos, pelos adultos, pela própria família, etc..

3. oportunidades para debaterem sobre as escolhas morais… em questões actuais ligadas à sexualidade humana, nomeadamente aspectos ligados à procriação, às infecções de transmissão sexual, ao uso do preservativo.

O ESA apresenta como suporte teórico a Teoria da Aprendizagem Social – TAS e o “Health Belief Model” – HBM.

Pretende-se que a concretização deste Projecto, ajude os nossos alunos a serem capazes de fazer escolhas livres, responsáveis e conscientes na sua vida sexual e reprodutiva, prevenindo as situações de risco ligadas à vivência da sexualidade, nomeadamente a gravidez não desejada e precoce, a Infecção VIH, outras infecções de transmissão sexual e os abusos sexuais. Deste modo poderão vivenciar a sua Sexualidade de forma mais Informada, Saudável, Responsável e Gratificante.


SAIBA MAIS

Sabia que 98% dos alunos dos 5.º e 6.º anos consideram que as aulas de ESA foram importantes para si? E que 96% dos alunos dos 8.º e 9.º anos afirmam estar mais bem

[imagem da auto-avaliação dos alunos no ano lectivo de 2009/2010] 

Informação pormenorizada sobre o projecto pode ser consultada nos documentos seguintes:

Apresentação completa [formato PDF]

Apresentação gráfica [formato PDF]

Modelos de Educação Sexual [formato PDF]

Base teórica do modelo [formato PDF]

Esquemas conceptuais por ano de escolaridade [formato PDF]

Temas por ano de escolaridade [formato PDF]

Conheça o programa de rádio Educando em http://educando-srec.blogspot.com.

[caixa A3]

« Entrevista da coordenadora do ESA, Magda Ferreira, para o programa Educando, na Rádio Jornal da Madeira

Faixa 1
– O historial do projecto

Faixa 2
– Ainda o historial

Faixa 3
– O carácter de obrigatoriedade

Faixa 4
– O suporte teórico 

Faixa 5
– Os temas abordados

Faixa 6
– A autoavaliação

Faixa 7
– A opinião dos alunos

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A SREC convida
IV Simpósio
‘Factos e Ficção em John Dos Passos’
 
Receba o livro “Da Madeira a New Bedford”
 
O Centro Cultural John Dos Passos celebra, no dia 14 de Janeiro de 2011, o centésimo décimo quinto aniversário deste autor luso-americano de ascendência madeirense com a realização do Simpósio ‘Facts and Fiction in John Dos Passos’ e a presença de oradores de referência. Será a não perder, o lançamento do livro “John Dos Passos: Biography and Critical Essays”.
 
No Centro Cultural John Dos Passos, dois espaços expositivos apresentam motivos de interesse para uma visita temática. Uma exposição sobre a vida e obra do escritor, bem como sobre o espaço cultural homónimo, complementa a interessante mostra de objectos pessoais do autor, fotografias, textos e livros raros, alguns de primeira edição.
 
[caixa c1]
« Entrevista da coordenadora do Centro Cultural John Dos Passos, Susana Caldeira, para o programa Educando
        
        Faixa 1
         – O simpósio
        
[caixa c2]
« Tudo o que precisa de saber sobre o IV Simpósio
Cartaz [PDF]
Programa [PDF]
 
Responda acertadamente e ganhe um exemplar do livro “Da Madeira a New Bedford” sobre a emigração portuguesa nos Estados Unidos da América.
 
 
QUESTÃO
 
John Dos Passos visitou quantas vezes a Madeira?
 
 
Como participar:
 
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. Cada uma das quatro primeiras respostas certas recebidas no endereço giip@madeira-edu.pt terá direito a um exemplar da obra “Da Madeira a New Bedford”.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.
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