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 Director Regional Minimizar
Director Regional

   Minimizar

Gonçalo Nuno Monteiro de Araújo


 Mensagem de Boas Vindas Minimizar

Damos as boas vindas a todos os que se ligaram ao sítio da DRPRE. Com a presente renovação do nosso sítio pretendemos que todos os interessados possam aceder a toda a informação relevante respeitante às nossas actividades.


 Missão Minimizar
A missão da DRPRE desenvolve-se
 
No apoio à gestão dos estabelecimentos, assumindo-se como entidade responsável pelo fornecimento de recursos em determinadas áreas, como entidade interlocutora perante as estruturas competentes, em outras.
Na gestão dos programas comunitários de Equipamento Escolar.
Na gestão de recursos nos Estabelecimentos de Infância e Escolas Básicas de 1º Ciclo com Educação Pré-Escolar.
Na Acção Social Educativa.
Nas aplicações TICs de apoio à gestão e administração Educativa.
No planeamento e programação básica da Rede Escolar e Educativa.
Nos investimentos de particulares no sector.
Na divulgação e agrupamento de informação.

 História Minimizar

A DRPRE foi criada em 2003. Resultou de uma evolução que teve o seu início em finais de 1992, numa Direcção de Serviços da DRIGE (Direcção Regional de Inovação e Gestão Educativa) liderada pela Dra. Ângela Borges, tendo o Dr. Francisco Santos como Secretário Regional.

Em 1996, na legislatura seguinte, a Direcção de Serviços sai da DRIGE e assume a forma de Gabinete de Estudos e Planeamento, passando a intervir sobre o sistema educativo de uma forma mais transversal, através e com todas as Direcções Regionais.

Em 2003, aparece então a DRPRE, resultante da junção de três serviços até aí dependentes do Gabinete do Secretário Regional: o GEP, atrás indicado, a DSAM (Aquisições e Manutenção) e a DSTSI (Tecnologias e Sistemas de Informação).

Com a nova orgânica, publicada a meio do ano de 2005, a DRPRE passou também a deter a responsabilidade na gestão da Acção Social Escolar. Entretanto, cresceu significativamente a oferta de serviços na Rede Escolar (transportes, alimentação, mais Escolas a Tempo Inteiro, mais oferta na Educação Pré-Escolar, Creches e Infantários). Nas Tecnologias de Informação e Comunicação, o acesso à Internet banalizou-se e generalizou-se nos estabelecimentos de ensino e educação, estando em crescimento substancial as ofertas de serviços sobre plataformas tecnológicas.

DS em 1992 ; DS passa a GEP em 1996 ; DR=GEP DSAM DSTSI em 2003 ; ASE em 2005. Em 2008, com nova orgânica, perde a DSTSI (que volta para a dependência do Gabinete do Secretário) e passa a incluir a Plataforma da Comunidade Educativa (PLACE), face à sua crescente dimensão, importância e relevância, como sua estrutura integrante.

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