SRE a marcar gerações  – novembro de 2014

Capacitação de Alunos
Mediadores Sociais

APRESENTAÇÃO

A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos lançou a Capacitação de Alunos provenientes de contextos menos valorizadores da escola. O trabalho dos mediadores sociais – formados para este projeto – é o de desenvolver as capacidades não cognitivas influenciadoras do sucesso escolar de alunos do 2.º ciclo do ensino básico que estejam em risco perante o desfasamento etário em relação ao seu nível de escolaridade.

Vídeo de apresentação

Objetivos
– Promover, nas escolas, contextos de igualização e oportunidade tendentes a reforçar o conceito de escola inclusiva;
– Intervir na cultura organizacional das escolas aderentes ao projeto para dinamizar a vertente de intervenção social ao nível dos 5.º e 6.º anos de escolaridade;
– Promover situações e contextos potenciadores da progressiva melhoria dos resultados escolares na RAM;
– Criar nos docentes, através de processos formativos, a capacidade de assumir funções de mediação social;
– Induzir processos de progressiva responsabilização e reconhecimento do papel da escola no contexto da família.

Gabinete de contacto
Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, São Martinho, Funchal
Gabinete 3.6 – Terças e quartas-feiras – 09h30-12h30 e 14h00-17h00

[ilustração]
Esquema organizacional
Entidade – Gabinete do Secretário Regional
Projeto – Capacitação de Alunos da RAM
Prestador de serviço – consultoria externa, formação, monitorização
(Associação Empresários Pela Inclusão Social – EPIS)
Mediadores sociais – Docentes em formação, aplicadores no terreno (31 elementos)
Coordenação técnica – Psicólogo
Alunos de 5.º e 6.º anos, famílias, escolas, contexto local, meio envolvente

MODELO

A intervenção dos mediadores sociais junto de cada aluno acompanhado pelo projeto baseia-se num modelo contingencial de três termos, em que a coordenação com outros agentes educativos é essencial.

Modelo contingencial de três termos
S – situação/contexto
R – resposta/ação/comportamento
C – consequências

O modelo é contingencial pois implica uma adaptação da intervenção a exigências diferenciadas, numa lógica não padronizada de atuação. Cada pessoa – e, portanto, cada aluno – responde de forma própria à situação (S) e interpreta as consequências (C) às suas respostas (R) de forma particular, pelo que o mediador social intervém ciente destes três termos da equação.

Princípios de intervenção do modelo
- Não universalidade
- Intervenção fora da sala de aula
- Mecânica de proximidade
- Foco em competências não cognitivas
- Mediação profissional
- Escala e escalabilidade
- Cultura de performance

FORMAÇÃO

A formação específica dos mediadores sociais assegura a eficácia e a eficiência das intervenções. O bloco de formação abrange:
55 horas de formação presencial,
112 horas de coaching presencial,
160 horas de coaching à distância.

Para conhecer melhor o modelo de intervenção, pode ouvir os formadores e um dos futuros mediadores.

Faixa 1
– Diogo Simões Pereira – diretor-geral da EPIS
Faixa 2
– Carlos Fernandes da Silva – formador
Faixa 3
– Andreia Jaqueta Pereira – coordenadora e formadora
Faixa 4
– Jorge Cardoso – professor e futuro mediador

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24 Horas de BD
em exposição

EM 24 HORAS

O Centro de Juventude do Funchal acolheu as “24 Horas de Banda Desenhada”, evento internacional cuja participação portuguesa se tem cingido à Região Autónoma da Madeira, por via da parceria entre a Direção Regional de Juventude e Desporto (DRJD) e a Livraria Sétima Dimensão. 42 jovens aceitaram o desafio de produzir 24 páginas de banda desenhada em 24 horas, das dez da manhã de 4 de outubro até às dez da manhã de dia 5.
Dez finalistas superaram o desafio desta maratona de desenho e têm os seus trabalhos expostos no Ponto Jovem da Direção Regional de Juventude e Desporto, até ao dia 9 de dezembro de 2014. A banda desenhada vencedora “Fate”, de Ricardo Rodrigues, pode ser lida nesta edição de ‘SRE a marcar gerações’. 

www.24hourcomicsday.com – iniciativa internacional
www.facebook.com/juventudeedesporto.madeira/photos_albums – fotografias do dia
www.madeira-edu.pt/drjd – pranchas de BD completadas

Sons das 24 Horas de BD
Faixa 1
– Rui Anacleto Alves, diretor regional da Juventude e Desporto
Faixa 2
– Roberto Macedo Alves, da Livraria 7.ª Dimensão
Faixa 3
– Regina Alves, coordenadora do evento (DRJD)
Faixa 4
– Diversos participantes
 

BD “FATE”

[imagens da história premiada com o 1.º lugar]

ESCOTEIROS

Participação da AEP
A Associação de Escoteiros de Portugal (AEP) organizou “Um Dia Especial”, que também passou pelo Centro de Juventude do Funchal. Os “lobitos” visitaram as salas onde os desenhadores trabalhavam e participaram numa pequena aula, com Roberto Macedo Alves, sobre ‘Desenho BD – Desenhar o corpo humano’. Complementando a teoria com a prática, os pequenos escoteiros ainda puderam elaborar uma página de banda desenhada.

Sons da atividade
Faixa 5
– Nuno Perry, chefe regional da AEP
Faixa 6
– Natércia Xavier, chefe regional adjunta da AEP
Faixa 7
– Roberto Macedo Alves, da Livraria 7.ª Dimensão 

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A SRE convida…
Arte contemporânea da PT

PASSATEMPO

Ganhe convites duplos ou familiares para a exposição!

Escolhidas pela sua qualidade estética e representatividade histórica, bem como pelos currículos dos autores, 64 obras de 40 artistas plásticos portugueses integram a exposição “Obras da Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom”. O Centro das Artes | Casa das Mudas, na Calheta, acolhe esta oferta cultural de reconhecida qualidade e oferece uma oportunidade pedagógica sobre a história da arte e da criação artística contemporânea em Portugal, no último meio século, com diferentes opões estéticas e em áreas tão diversas como o desenho, a pintura, a instalação, a escultura e a fotografia.
O Serviço Educativo oferece propostas pedagógicas específicas para as visitas de alunos do 1.º e 2.º ciclo, bem como de alunos do 3.º ciclo, ensino secundário e profissional.
A Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos proporciona – à comunidade escolar – entradas gratuitas para visitas guiadas com agendamento prévio. As escolas deverão fazer o seu pedido pelo endereço gsecretario@madeira-edu.pt.

www
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info (PDF)
cartaz (PDF)

Responda certo e ganhe convites para a exposição!

QUESTÃO

‘Quem é o comissário desta exposição?’

Como participar:
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. Cada uma das três primeiras respostas certas recebidas no endereço GIIP@madeira-edu.pt dará direito a um convite duplo ou familiar (dois adultos e três crianças) para a exposição “Obras da Coleção de Arte Contemporânea da Portugal Telecom”, no Centro das Artes | Casa das Mudas.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.
4. O momento de entrega do convite será registado para divulgação pública.
 

ARTISTAS

No Centro das Artes | Casa das Mudas, estão expostas obras dos seguintes artistas:

Alberto Carneiro | Alice Geirinhas | Álvaro Lapa | Ana Hatherly | André Laranjinha | Ângelo de Sousa |  António Palolo | Augusto Alves da Silva | Diogo Pimentão | Eduardo Batarda | Fernando Brito | Fernando Calhau | Gäetan | Gerardo Burmester | Helena Almeida | Joana Rosa | João Pedro Vale | João Tabarra | João Vieira | João Vilhena | Joaquim Bravo | Joaquim Rodrigo | Jorge Martins | Jorge Molder | Júlia Ventura | Lourdes Castro | Manuel João Vieira | Michael Biberstein | Miguel Soares | Paulo Mendes | Pedro Cabral Santo | Pedro Calapez | Pedro Portugal | Pedro Tudela | Rita Barros | Rui Sanches | Rui Serra | Rui Toscano | Vítor Pomar | Xana

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