SRE a marcar gerações  – junho e julho de 2014

Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa
“A marca de… Jorge Morgado”

ENTREVISTA

[destaque]
Concursos Docentes
«As necessidades permanentes das escolas têm de ser enquadradas por professores de carreira.»

O diretor regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa, Jorge Morgado, apresenta a entidade que chefia e desvenda as áreas mais relevantes desse serviço público. Dos concursos docentes ao desenvolvimento de recursos humanos, das escolas à administração educativa, os temas em análise são relevantes para a comunidade educativa e para a administração pública.

[citações]

«As escolas devem ser dotadas de recursos humanos estáveis. É com a estabilidade, em particular do corpo docente, que se pode envidar esforços no sentido de um maior sucesso educativo.»

«A gestão centralizada dos recursos humanos permite uma resposta mais célere às necessidades de cada serviço e uma uniformização de procedimentos.»

«O novo regime de concursos tem uma mudança de paradigma que se prende com o contexto da diretiva comunitária e com a definição do que são necessidades permanentes e do que são necessidades transitórias das escolas.»

«Vamos fazer este processo de avaliação numa perspetiva dinâmica, de melhoria gradual da prática docente, com os professores e não contra os professores, numa melhoria do papel da organização-escola.»

«A otimização dos recursos humanos é central neste momento, é uma otimização que se impõe; não como um fim em si própria, mas no sentido de dotar cada escola ou cada serviço dos recursos humanos adequados.»

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«« Entrevista com o diretor regional, Jorge Morgado

Faixa 1
– As atribuições e funções da DRRHAE
– Os recursos humanos na SRE

Faixa 2
– Os recursos humanos na SRE
– A escola e a comunidade educativa

Faixa 3
– A gestão centralizada dos recursos
– A resposta às necessidades dos serviços

Faixa 4
– Os concursos docentes
– O novo paradigma de recrutamento

Faixa 5
– As necessidades permanentes e as transitórias
– Os pormenores dos concursos

Faixa 6
– A nova avaliação docente
– A melhoria do papel dos professores

Faixa 7
– Os ciclos de boas práticas
– O trabalho colaborativo
 – A motivação dos colaboradores da DRRHAE

Faixa 8
 – As novas lógicas organizacionais

A DRRHAE

Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa
www.madeira-edu.pt/drrhae
organograma (PDF)

A Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa tem por missão criar as condições políticas, legais e técnicas para o desenvolvimento e valorização dos recursos humanos e dos serviços da Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos, no quadro das políticas definidas para a administração pública regional, e para os estabelecimentos de educação e ensino, bem como para a descentralização da administração no contexto do Sistema Educativo Regional.

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Trabalhadores na SRE e na DRRHAE
A DRRHAE tem 86 trabalhadores e é o organismo responsável pelo sistema centralizado de gestão da SRE, com especial incidência na gestão dos recursos humanos da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.

=> 10 775 trabalhadores globais na SRE (por referência aos dados reportados no Sistema de Informação e Organização do Estado – SIOE, a 31/12/2013)
 => 6 532 trabalhadores docentes
 => 4 243 trabalhadores não docentes
  => 2 796 trabalhadores das escolas
  => 1 447 trabalhadores dos serviços (direções regionais)

BOAS PRÁTICAS

A DRRHAE dinamiza o Fórum de Administração e Gestão Escolares – aberto à participação online da comunidade educativa – que contém informação e documentação orientada para o funcionamento e a organização das escolas. Textos legais, pareceres, opiniões escritas e teses académicas são pontos de partida para a reflexão partilhada.

Esta direção regional também organiza ciclos de boas práticas nas escolas da Madeira, com ligação por videoconferência às comunidades escolares do Porto Santo.

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Temas dos Ciclos de Boas práticas
1.º Ciclo – “Órgãos de Direcção e de Administração/ Gestão da Escola: DA TEORIA AOS PRÁTICOS…”
2.º Ciclo – “ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA INFÂNCIA E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA: do enquadramento legal, aos relacionamentos informais que se estabelecem nas organizações escolares e com a administração educativa regional.”
3.º Ciclo – “O papel das estruturas intermédias no Modelo de autonomia, administração e gestão escolar, enquadramento e práticas”
4.º Ciclo – “A participação dos trabalhadores não docentes, pais, alunos e autarquia na Organização-escola”
5.º Ciclo – “O REGULAMENTO INTERNO enquanto instrumento de permanente construção da autonomia da Escola”
6.º Ciclo – “PROJETO EDUCATIVO, o documento que define a política interna e instrumento fundamental para a criação de uma identidade própria da Escola”
7.º Ciclo – “As Dinâmicas Do Trabalho Colaborativo Nas Escolas Da Madeira”

O fórum e os ciclos são complementados pela atividade permanente junto das escolas, em apoio aos seus órgãos de administração e gestão, na aplicação do Regime de Autonomia.

Fórum: www.madeira-edu.pt/forumautonomiaescolas
Ciclos: www.youtube.com/user/draenucleoinformat

 

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Festa do Desporto Escolar 2014
“A Família”

VÍDEO

Em 2014, a Festa do Desporto Escolar da Região Autónoma da Madeira foi subordinada ao tema “A Família”. De 27 a 31 de maio, a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos (SRE), por meio da Direção Regional de Educação (DRE), organizou esta iniciativa que envolveu perto de 9000 participantes, com 7000 nas atividades e 2000 no espetáculo gímnico da cerimónia de abertura. A colaboração ativa de quase 500 professores e técnicos superiores foram essenciais para o sucesso deste evento que dinamizou 137 escolas (do básico ao secundário), estabelecimentos de educação especial e instituições de reabilitação.

[videograma da Festa do Desporto Escolar 2014 em Youtube]

CERIMÓNIAS

[Fotografias das cerimónias de abertura e encerramento da Festa do Desporto Escolar 2014]
 

ATIVIDADES

[Fotografias das diferentes atividades da Festa do Desporto Escolar 2014]
 

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Oferta Formativa e Educativa
2014/2015

OFERTA

A oferta formativa e educativa pública da Região Autónoma da Madeira, para o ano 2014/2015, já está consultável na Internet. A complementaridade entre oferta formativa e educativa foi realizada com a participação das escolas e de acordo com as áreas estratégicas definidas.

Quatro direções regionais da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos articularam os seus serviços para disponibilizar uma oferta consistente, em que a formação e a educação se complementam. Escolas, concelhos, ciclos, tipo de cursos, cursos e número de alunos por turmas estão consultáveis.

DRE – DRQP – DRPRI – DRRHAE [logos]

Toda a oferta formativa e educativa está no PLACE.

ESCOLHAS

A racionalização dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, a articulação horizontal e vertical dos percursos (até ao nível secundário e superior), o aumento da formação profissional e a relevância estratégica das áreas foram os fatores preponderantes nas escolhas efetuadas para o ano de 2014/2015, apresentadas num único espaço na Internet.

Áreas estratégicas:
Turismo
Ciências da Vida e a Saúde (e Bem Estar)
Agroalimentar
Energia
Tecnologias da Informação e Comunicação
Património Natural e a Biossustentabilidade
Mobilidade e Transportes
Sustentabilidade de Infraestruturas
Mar

ESTRATÉGIA

A oferta formativa e educativa da RAM está alinhada, estrategicamente, com o Estudo dos Perfis Profissionais para o Reforço da Competitividade e Produtividade da Economia Regional, apresentado em maio e cuja versão final foi agora publicada.

Este estudo foi realizado no contexto do Compromisso Madeira 2020, documento que pretende contribuir para a promoção e a qualificação do desenvolvimento regional no horizonte 2020, num novo ciclo de programação de Fundos Estruturais e de Investimento Europeus.

Compromisso Madeira 2020 (PDF)
Perfis Profissionais – versão final (PDF)
 

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A SRE convida…
‘Museu da Baleia da Madeira’

PASSATEMPO

Ganhe uma entrada dupla no MBM e várias surpresas…

O Museu da Baleia da Madeira (MBM) – nomeado em 2014 para melhor museu da Europa – preserva a memória da atividade baleeira no arquipélago da Madeira, realiza o estudo e o aconselhamento técnico-científico para conservação dos cetáceos na Região e sensibiliza a população para a sua proteção. No Caniçal, as recentes instalações do MBM conjugam ciência, educação e museologia, em exposições permanentes sobre os cetáceos e a caça à baleia, complementadas por temporárias diversas.

A Unidade de Ciência é apoiada pela ARDITI (agência participada pelo Governo Regional) com uma bolsa de investigação em biologia marinha. Por sua vez, a Unidade de Museologia/História investiga e preserva o património material e imaterial da cultura baleeira. Os docentes destacados na Unidade de Educação desenvolvem visitas de estudo, palestras nas escolas, “hora do conto”, “dormir com as baleias”, dias temáticos, parcerias institucionais e desafios escolares..

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Sítio (www)
Correio eletrónico
Cetáceos (PDF)

Responda certo e e visite o Museu da Baleia da Madeira!!

QUESTÃO

‘Quais foram as duas espécies alvo do projeto científico CetaceosMadeiraII?’

Como participar:
CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
1. A cada uma das três primeiras respostas certas recebidas no endereço GIIP@madeira-edu.pt será oferecida uma entrada dupla no Museu da Baleia da Madeira e um conjunto-surpresa do MBM.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. O nome e o telefone de contacto do respondente deverão ser enviados com a resposta.
4. O momento de entrega dos convites de entrada será registado para divulgação pública. 

 

IMAGENS

[Fotografias relacionadas com a atividade do Museu da Baleia da Madeira]

 

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