SRE a marcar gerações – junho e julho de 2014
Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa
“A marca de… Jorge Morgado”
ENTREVISTA
[destaque]
Concursos Docentes
«As necessidades permanentes das escolas têm de ser enquadradas por professores de carreira.»
O diretor regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa, Jorge Morgado, apresenta a entidade que chefia e desvenda as áreas mais relevantes desse serviço público. Dos concursos docentes ao desenvolvimento de recursos humanos, das escolas à administração educativa, os temas em análise são relevantes para a comunidade educativa e para a administração pública.
[citações]
«As escolas devem ser dotadas de recursos humanos estáveis. É com a estabilidade, em particular do corpo docente, que se pode envidar esforços no sentido de um maior sucesso educativo.»
«A gestão centralizada dos recursos humanos permite uma resposta mais célere às necessidades de cada serviço e uma uniformização de procedimentos.»
«O novo regime de concursos tem uma mudança de paradigma que se prende com o contexto da diretiva comunitária e com a definição do que são necessidades permanentes e do que são necessidades transitórias das escolas.»
«Vamos fazer este processo de avaliação numa perspetiva dinâmica, de melhoria gradual da prática docente, com os professores e não contra os professores, numa melhoria do papel da organização-escola.»
«A otimização dos recursos humanos é central neste momento, é uma otimização que se impõe; não como um fim em si própria, mas no sentido de dotar cada escola ou cada serviço dos recursos humanos adequados.»
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«« Entrevista com o diretor regional, Jorge Morgado
Faixa 1
– As atribuições e funções da DRRHAE
– Os recursos humanos na SRE
Faixa 2
– Os recursos humanos na SRE
– A escola e a comunidade educativa
Faixa 3
– A gestão centralizada dos recursos
– A resposta às necessidades dos serviços
Faixa 4
– Os concursos docentes
– O novo paradigma de recrutamento
Faixa 5
– As necessidades permanentes e as transitórias
– Os pormenores dos concursos
Faixa 6
– A nova avaliação docente
– A melhoria do papel dos professores
Faixa 7
– Os ciclos de boas práticas
– O trabalho colaborativo
– A motivação dos colaboradores da DRRHAE
Faixa 8
– As novas lógicas organizacionais
A DRRHAE
Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa
www.madeira-edu.pt/drrhae
organograma (PDF)
A Direção Regional dos Recursos Humanos e da Administração Educativa tem por missão criar as condições políticas, legais e técnicas para o desenvolvimento e valorização dos recursos humanos e dos serviços da Secretaria Regional da Educação e dos Recursos Humanos, no quadro das políticas definidas para a administração pública regional, e para os estabelecimentos de educação e ensino, bem como para a descentralização da administração no contexto do Sistema Educativo Regional.
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Trabalhadores na SRE e na DRRHAE
A DRRHAE tem 86 trabalhadores e é o organismo responsável pelo sistema centralizado de gestão da SRE, com especial incidência na gestão dos recursos humanos da Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos.
=> 10 775 trabalhadores globais na SRE (por referência aos dados reportados no Sistema de Informação e Organização do Estado – SIOE, a 31/12/2013)
=> 6 532 trabalhadores docentes
=> 4 243 trabalhadores não docentes
=> 2 796 trabalhadores das escolas
=> 1 447 trabalhadores dos serviços (direções regionais)
BOAS PRÁTICAS
A DRRHAE dinamiza o Fórum de Administração e Gestão Escolares – aberto à participação online da comunidade educativa – que contém informação e documentação orientada para o funcionamento e a organização das escolas. Textos legais, pareceres, opiniões escritas e teses académicas são pontos de partida para a reflexão partilhada.
Esta direção regional também organiza ciclos de boas práticas nas escolas da Madeira, com ligação por videoconferência às comunidades escolares do Porto Santo.
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Temas dos Ciclos de Boas práticas
1.º Ciclo – “Órgãos de Direcção e de Administração/ Gestão da Escola: DA TEORIA AOS PRÁTICOS…”
2.º Ciclo – “ORGANIZAÇÃO ESCOLAR NA INFÂNCIA E NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO NA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA: do enquadramento legal, aos relacionamentos informais que se estabelecem nas organizações escolares e com a administração educativa regional.”
3.º Ciclo – “O papel das estruturas intermédias no Modelo de autonomia, administração e gestão escolar, enquadramento e práticas”
4.º Ciclo – “A participação dos trabalhadores não docentes, pais, alunos e autarquia na Organização-escola”
5.º Ciclo – “O REGULAMENTO INTERNO enquanto instrumento de permanente construção da autonomia da Escola”
6.º Ciclo – “PROJETO EDUCATIVO, o documento que define a política interna e instrumento fundamental para a criação de uma identidade própria da Escola”
7.º Ciclo – “As Dinâmicas Do Trabalho Colaborativo Nas Escolas Da Madeira”
O fórum e os ciclos são complementados pela atividade permanente junto das escolas, em apoio aos seus órgãos de administração e gestão, na aplicação do Regime de Autonomia.
Fórum: www.madeira-edu.pt/forumautonomiaescolas
Ciclos: www.youtube.com/user/draenucleoinformat
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