Maio 2009

Ouvir o texto relativo a "Turismo Cultural - Roteiros"

Turismo Cultural – Roteiros

APRESENTAÇÃO

Uma cidade, um património e diferentes percursos na fruição do turismo cultural.

Mais de cinco séculos de Funchal – enquadrados nos temas do urbanismo, do turismo e das festividades – surgem apresentados em doze Roteiros Culturais [http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros.aspx].

De modo permanente, o sítio do projecto CulturReg na Internet complementa a informação sobre os Roteiros Culturais [http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros.aspx] e abre portas ao desenvolvimento de parcerias públicas/privadas [http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Parcerias.aspx] protocoladas com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais da Secretaria Regional de Educação e Cultura.

»» www.turismocultural-macaronesia.com
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira.aspx]


EXPOSIÇÃO
[fotos da exposição]

Seis destes percursos estão já disponíveis ao público e podem ser conhecidos de forma pormenorizada na exposição Turismo Cultural – Roteiros, patente na Reitoria da Universidade da Madeira até ao próximo dia 20 de Maio, com acesso livre.


ROTEIROS

Estes percursos de conhecimento da história e da cultura pelo contacto com o património edificado são contextualizados por elementos iconográficos – pintura, gravura e escultura - e por documentos ou descrições contemporâneas, num verdadeiro desafio aos sentidos.

A Cidade da Descoberta
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Cidades/Urbanismo/A_Cidade_da_Descoberta_-_Sécs._XV-XVI.aspx]
“A abertura da Europa ao mundo nos séculos XV e XVI levou a uma substancial renovação cultural.”

A Cidade Fortificada
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Cidades/Urbanismo/A_Cidade_Fortificada_-_Séc._XVII-XVIII.aspx]
“A situação geográfica da Madeira no espaço atlântico e a incessante investida de piratas e corsários, legitimada por opções políticas das coroas europeias, determinara a fortificação da cidade no século XVII.”

A Cidade Moderna
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Cidades/Urbanismo/A_Cidade_Moderna_-_Séc._XIX-XX.aspx]
“Depois de o Funchal ter passado por dois grandes ciclos económicos, o do açúcar e o do vinho, a cidade assume uma nova referência turística internacional.”

A Cidade e a Natureza
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Cidades/Urbanismo/A_Cidade_e_a_Natureza.aspx]
“A amenidade do clima da ilha desde cedo proporcionou o aparecimento de recintos ajardinados, concebidos como espaços de repouso, de convívio e de relacionamento humano com a natureza.”

O Turismo e a Cidade
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Turismo/O_Turismo_e_a_Cidade.aspx]
“A localização geográfica da ilha, conjugada com a natureza luxuriante e o clima ameno, desde cedo atraiu muitos visitantes.”

A Flor e a Cidade
[foto]
[http://www.turismocultural-macaronesia.com/Regiões/Madeira/Roteiros/Festividades/A_Flor_e_a_Cidade.aspx]
“A representação da for e de uma vasta iconografia naturalista enquadra-se (…), em especial, nas artes decorativas, nomeadamente nas produções de talha, surgindo associada a uma vertente de representação, por vezes, simbólica e realista.”

Ouvir o texto relativo a "Pessoal Docente - Nova aplicação online"

Pessoal Docente - Nova aplicação online

A melhoria contínua da Gestão do Pessoal Docente na Região Autónoma da Madeira tem sido um objectivo permanente da Secretaria Regional de Educação e Cultura (SREC), nomeadamente com a utilização de ferramentas actualizadas.

Nesse sentido, foi desenvolvida uma aplicação online que permite ao utilizador um acesso permanente e sistematizado aos seus dados, tanto do foro pessoal como da situação profissional; com exclusividade de acesso online do utilizador aos seus dados.

Deste modo, o acesso à aplicação será permanente para todos os docentes vinculados à SREC.

Na área de concursos, os candidatos procederão às operações de candidatura por via electrónica.

Os dados de acesso à aplicação serão remetidos pela SREC em momento oportuno.

[IMAGEM]

[Acesso à aplicação de Gestão do Pessoal Docente]

Imagem da página de acesso à aplicação

- Está a ser apresentada a página “Acesso ao serviço » Dados de acesso” [seta para o título na barra azul]
- Estes espaços deverão ser preenchidos com os dados de acesso, para que o sistema reconheça o utilizador. [setas para os espaços]
- Para trabalhar na aplicação, o computador deve ter instalado o acesso à Internet com o Internet Explorer 7. [seta para a menção]

[CAIXA 1]

Outros aspectos importantes

A. A candidatura por via electrónica está disponível na aplicação de Gestão do Pessoal Docente em http://docente-gpd.madeira-edu.pt

B. Para trabalhar na aplicação o computador deve ter instalado o acesso à Internet com o Internet Explorer 7.

C. Podem aceder à aplicação todos os utilizadores a quem, na sequência da inscrição, tenham sido enviados os respectivos dados de acesso: utilizador e palavra-passe.

D. A aplicação de gestão de pessoal docente disponibiliza duas áreas de acesso: Docente e Concurso:

– Na área Docente, o candidato pode aceder e validar os dados que o caracterizam (ex: morada, habilitações, tempo de serviço, etc);

– Na área Concurso, o candidato pode aceder aos concursos em que está inscrito e efectuar a candidatura por via electrónica.

E. A candidatura por via electrónica consiste na indicação/escolha, por parte do candidato, de respostas geradas automaticamente pela aplicação em função do candidato e concurso causa.

[CAIXA 2]

Finalidades da aplicação de Gestão do Pessoal Docente

Desmaterializar os processos associados à Gestão do Pessoal Docente;
Incrementar a qualidade da comunicação entre os vários interessados na Gestão do Pessoal Docente disponibilizando ferramentas e um protocolo de comunicação adequados;
Disponibilizar, via Internet, aos diversos utilizadores, serviços de acesso aos dados e à informação, em tempo real e online, de uma forma segura, fiável e eficiente.

Ouvir o texto relativo a "A SREC convida..."

A SREC convida…

Ganhe bilhetes para o futebol

Responda correctamente e ganhe um bilhete duplo para um destes dois jogos de futebol da jornada n.º 29 da Liga de Futebol Profissional, na presente época:
Marítimo – Sporting
Nacional – Paços de Ferreira

Em que espaço de que localidade foi captada a imagem seguinte?

[imagem]

Condições:
1. Será entregue um bilhete duplo por cada uma das duas primeiras respostas certas recebidas no endereço giip@madeira-edu.pt. Quem primeiro acertar, primeiro escolhe o jogo a que quer assistir.
2. A mesma pessoa só poderá responder por uma vez.
3. Junto com a resposta, deverá ser enviado o nome e o telefone de contacto do respondente, bem como o jogo da sua preferência.

Nota: Os bilhetes foram amavelmente cedidos pelo Clube Desportivo Nacional e pelo Club Sport Marítimo.

Login